A Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) é um documento fiscal de existência digital, gerado e armazenado eletronicamente.
No município de Teresina (PI), a NFS-e é emitida e armazenada em sistema da própria prefeitura, com o objetivo de registrar e comprovar os fatos geradores do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza).
A seguir, confira as regras para emissão da NFS-e em Teresina, os canais disponíveis e as principais dúvidas sobre o processo.
Como emitir NFSe em Teresina/PI?
Para emitir a Nota Fiscal de Serviço (NFS-e) em Teresina, existem três formas disponíveis: pelo site da prefeitura, pelo portal ISS Digital e pela API da Focus NFe.
Veja como funciona cada uma delas:
Emitir Nota Fiscal pelo site da Prefeitura
- Solicite o acesso no site da Prefeitura de Teresina;
- Clique em “Solicitação de Cadastro”;
- Informe o município de Teresina (PI) e o CPF/CNPJ cadastrado;
- Preencha os dados solicitados e conclua o cadastro;
- Sempre que precisar emitir uma nota, será necessário preencher o formulário manualmente no site da prefeitura.
Emitir Nota Fiscal pela API Focus NFe
A API da Focus NFe é uma maneira simples e automatizada de emitir e gerenciar os seus documentos fiscais. Esta solução é indicada para empresas de todos os portes, desde que possuam uma equipe de desenvolvedores para integrar a API e lidar com a tecnologia.
Teresina é uma das cidades integradas à API da Focus NFe. Dessa forma, nossos clientes podem fazer a emissão, consulta e cancelamento de notas fiscais de serviço (NFSe) com eficiência e agilidade.
Neste artigo técnico, você pode conferir o passo a passo para emitir NFSe em Teresina/PI pela API da Focus NFe.
Emitir Nota Fiscal pelo site ISS Digital The
- Desbloqueie os pop-ups do navegador (preferencialmente use o Microsoft Edge);
- Acesse https://www.issdigitalthe.com.br/nfse no computador (não funciona em celular ou tablet);
- Clique em “Acesso → Credenciamento”;
- Selecione “Cadastro de Prestadores de Serviços” e preencha o formulário;
- Salve o protocolo gerado e envie por e-mail para notafiscaleletronica.semf@pmt.pi.gov.br, junto com:
- Alvará de funcionamento;
- CNPJ;
- Contrato social;
- Comprovante de endereço;
- CNH ou RG/CPF do representante legal.
- Após análise, o AFRM (fiscal municipal) abrirá um processo no SEI e enviará instruções por e-mail para liberação da emissão.
Principais dúvidas sobre emissão de notas em Teresina/PI
Como validar uma NFSe em Teresina?
A validação da NFS-e pode ser feita pelo site da Prefeitura.
Basta acessar o sistema, selecionar a opção “Validação” ou “Consulta”, informar o número da nota e a chave de acesso, e o sistema confirmará a validade do documento.
O que é a NFSe Avulsa?
A Nota Fiscal Eletrônica de Serviços Avulsa é o documento que comprova uma operação fiscal (como a venda de um serviço) e pode ser utilizada por empresas e empreendedores que não emitem notas com frequência.
Quem deve emitir nota fiscal de serviço?
Todos os prestadores de serviço contribuintes do ISS são obrigados a emitir a NFS-e.
Microempreendedores Individuais (MEIs) também devem emitir o documento ao atender pessoas jurídicas, conforme a Resolução CGSN nº 169/2022.
Por que é necessário emitir NFSe em Teresina?
Porque todos os prestadores de serviço previstos na Instrução Normativa GSF nº 01/2009 e nº 06/2009 são obrigados a emitir o documento.
Além da obrigatoriedade, a emissão da NFS-e traz diversas vantagens:
- Redução de custos com impressão e armazenamento;
- Dispensa de Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF);
- Emissão pela internet com preenchimento automático;
- Geração automática da guia de recolhimento;
- Envio de notas por e-mail;
- Melhor controle gerencial das notas emitidas;
- Dispensa de lançamento na DMS (Declaração Mensal de Serviços);
- Emissão de Talão Fiscal Eletrônico.